A iniciativa visa um
atendimento multiprofissional humanizado para oferecer e assegurar o melhor
tipo de tratamento para cada paciente.
O tratamento em Unidade de Terapia
Intensiva (UTI) é muito complexo e a qualidade de vida e independência
funcional do paciente, no futuro, pode ser resultado do tipo de tratamento que
ele recebeu durante a internação. Nem sempre que um paciente deixa as máquinas
sofisticadas da UTI está totalmente curado. A depender do tempo de UTI, o
paciente pode ter dificuldades para se alimentar ou falar, perda significativa
de peso ou problemas para andar.
Um esquadrão de profissionais
como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, infectologista,
psicólogos e assistentes sociais fazem parte da sofisticada equipe
multidisciplinar do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) que atua no
planejamento dos tratamentos a serem desenvolvidos.
Atendimento Multidisciplinar
Nesse tipo de atendimento
nenhuma decisão individual é tomada. Se um médico indica algum tipo de medicamento,
o farmacêutico analisa o tipo de interação que pode haver com os medicamentos
em uso e se há possibilidade de reação alérgica, ou seja, há uma interação de
todas as áreas para detalhar a situação do paciente com o objetivo de
prescrever todos os detalhes do tratamento pelas próximas 24h – quando a equipe
se reúne novamente para analisar a resposta ao tratamento proposto e definir novas
condutas. Essa iniciativa promove um desempenho técnico acima da média, o que
garante a segurança e a qualidade da assistência de cada paciente.
No caso de pacientes com
Covid-19, o trabalho cooperativo tem se mostrado fundamental na luta pela vida
dos internados. O atendimento multiprofissional é realizado no período da manhã
de segunda a sexta-feira. O grupo percorre os leitos, visita cada paciente e
entende suas necessidades.
“Passamos de leito a leito,
elaboramos a melhor forma de tratamento conjunto, pois as terapias precisam ser
complementares”, diz o fisioterapeuta da unidade, JucelinoLibarino.
Humanização
A iniciativa traz como
principal benefício o aumento da confiança do paciente e de seus familiares. É
o caminho que o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), cuja gestão está a
cargo do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, escolheu para
oferecer um atendimento público mais humanizado, focado na recuperação integral
das pessoas internadas. O hospital é atualmente referência na qualidade de
atendimento para a população de Trindade e região.
Com a equipe multidisciplinar,
a relação próxima dos profissionais de saúde e o paciente é constante e
equilibrada, fazendo com que os procedimentos clínicos realizados durante o tratamento
tenham ótimos resultados. O hospital também investe na capacitação contínua dos
colaboradores, com o intuito de que sejam observados os melhores protocolos em
saúde.
“Nossos profissionais estão
preparados para priorizar as decisões coletivas e envolver o paciente e a
família de forma que a terapêutica escolhida seja a mais adequada.Essa troca é
essencial para o sucesso do tratamento”, afirma Getro de Oliveira Pádua, Diretor
do Hutrin.
Sobre
o HUTRIN
O
HUTRIN (Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda
Ferreira dos Santos) é uma unidade de assistência, ensino e pesquisa, que
integra a Rede Estadual de Hospitais de Urgências e Emergências do Estado de
Goiás (Rede HUGO). O Hospital tem 48 leitos, sendo oito de UTI, perfil
assistencial voltado para baixa e média complexidade em clínica obstétrica,
clínica cirúrgica e clínica médica e clínica ortopédica sendo referência para
Trindade, onde está localizado, e as cidades vizinhas. Desde
o dia 25 de agosto de 2019, o HUTRIN encontra-se sob a gestão do Instituto
de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, uma Organização Social (OS)
que se destaca pela prestação de serviços e desenvolvimento de projetos que
proporcionem bem-estar, saúde, cidadania e dignidade às pessoas. O IMED
administra o HUTRIN para que ele funcione com qualidade 24 horas por dia, todos
os dias da semana.
Assessoria
de Comunicação
Aline Marinho (11)
95484-9927 – aline@ecco.inf.br
Camila Braunas (62) 99538-5680 –
camila@ecco.inf.br
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