Foi dada a largada para a coleta de informações do Ranking ABAD/Nielsen deste ano, uma espécie de termômetro do setor (que analisa os dados do ano anterior), realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), em parceria com a Nielson e as filiadas estaduais, entre as quais o Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista-DF).
A expectativa é de que os dados sejam apresentados em maio próximo, com a busca de novos participantes, de forma que nosso número fique cada vez mais representativo.
"Acreditamos que o mercado do DF é um dos mais estratégicos do país, haja vista a localização no centro do país e o perfil do público consumidor", afirma Lysipo Gomide, presidente do Sindicato do Comércio Atacadistas do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF).
Com publicações realizadas desde 1994, o projeto analisa os resultados e a atuação dos agentes de distribuição presentes em todo o território brasileiro. De acordo com o ranking do ano passado, as empresas atacadistas instaladas no Distrito Federal obtiveram um crescimento de 12,5%, em 2020, na comparação com o ano anterior. Com isso, foi alcançado um faturamento total de R$ 6,5 bi.
Os maiores de Centro-Oeste
Além disso, o Grupo Dia a Dia foi considerado líder absoluto na região, conquistando a primeira colocação no Top 10 do setor no Centro-Oeste. Quando comparado a 2019, a empresa teve um faturamento de R$ 2,78 bilhões e um crescimento de 17,5%. Na comparação nacional, a rede alcançou o quarto lugar.
Condor Atacadista, Disdal Distribuidora e Objetiva Atacadista também foram três empresas da cidade que marcaram presença no Ranking 2021, ocupando, respectivamente, o sexto, sétimo e décimo lugar, no que diz respeito ao faturamento anual.
O estudo realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) também informou que, em 2020, o Centro-Oeste respondia por 14,4% do faturamento do setor, com 136 empreendimentos apresentados na pesquisa.
"Das 136 empresas que são elencadas no Ranking ABAD na região centro-oeste, 63 são do Distrito Federal, o que aponta a maior participação da nossa região dentro do levantamento. É um número expressivo. Nosso setor tem crescido de forma nominal e satisfatória. Sem dúvidas, trabalharemos cada vez mais para que os resultados continuem positivos", comenta Gomide.
Confira, abaixo, as maiores do setor na região e no DF:
TOP 10 EMPRESAS POR FATURAMENTO – REGIÃO CENTRO-OESTE
TOP 10 EMPRESAS POR FATURAMENTO – DF
*Com informações da Assessoria de Comunicação e Imprensa da ABAD.
Sobre o Sindiatacadista/DF - O Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF) representa todo o comércio atacadista de Brasília, entre os quais estão: gêneros alimentícios, autosserviço, autopeças, material de construção, drogas e medicamentos. Ao todo, são, aproximadamente, 400 empresas representadas pela entidade sindical sem fins lucrativos. E, atualmente, sua base é composta de 187 empresas associadas.
Além de coordenar, proteger, apoiar, integrar e representar legalmente o segmento de atacado e distribuição em todo o Distrito Federal exerce um papel relevante no crescimento da representatividade de seus associados e parceiros. É filiado à Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) e à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal.
A entidade é o elo entre o setor atacadista, governo, varejistas e a sociedade em geral, além de defender os interesses e anseios de seus associados, agregar forças na criação de melhorias e promover a integração da classe atacadista.
0 Comentários