Estrutura irá oferecer atendimento completo e humanizado para os recém-nascidos e às gestantes 

Foto: Divulgação

O Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, trouxe muitas novidades para a população goiana. Ontem (09/05), inaugurou no complexo a Unidade de Terapia Intensiva – UTI Neonatal composta por 10 leitos. Integrado ao espaço, passou a funcionar a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN), com mais cinco acomodações. Já o novo Centro Obstétrico é estruturado com salas de partos normais e cesarianas. 

Houve ainda a abertura de um alojamento conjunto, conhecido popularmente por maternidade, com mais 30 leitos. Os novos setores são destinados a dar toda a assistência necessária, principalmente, aos recém-nascidos e gestantes de alto risco, pois a unidade possui perfil assistencial de atendimento a casos de alta complexidade. 

“Atualmente, o HCN consegue atender desde o pré-natal da gestante de alto risco em nosso ambulatório até o cuidado intensivo após o nascimento do bebê. Hoje, temos UTI Pediátrica, UTI Neonatal e UTI Adulto, caso tenha alguma complicação com as mães. O complexo foi todo planejado para dar   atendimento seguro, pois possui toda a infraestrutura que os pacientes precisam com alta qualidade no atendimento”, explica Getro de Oliveira Pádua, diretor-geral do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social que administra o hospital.

Atendimento humanizado 

A direção ressalta ainda que o espaço foi pensado para o acolhimento completo das gestantes e dos bebês. “A infraestrutura foi toda preparada para que os pacientes tenham um atendimento humanizado”, reforça. Pádua. 

Desta forma, as pacientes terão todo suporte durante a gestação até o nascimento do bebê. “Todos os novos setores vão funcionar em um circuito.  As gestantes vão poder ter toda a assistência necessária, desde o acompanhamento durante o período total da gravidez, no parto e o pós-parto”, destaca João Batista da Cunha, diretor assistencial do HCN.

Atendimento multiprofissional 

Na estrutura, as pacientes e os bebês serão assistidos por uma equipe multiprofissional. “Teremos pediatras, ginecologistas, neonatologistas, cirurgiões pediátricos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, entre diversos outros colaboradores. Inclusive, haverá muitos profissionais com especialidade em áreas de UTI”, complementa Cunha. 

Regionalização da saúde 

Vale reforçar que a inauguração dos novos setores vem ao encontro da proposta de regionalização da saúde em Goiás, iniciativa que tem o objetivo de levar assistência de alta tecnologia às regiões do interior. 

Nesse sentido, o evento de abertura dos novos espaços destinados à população contou com a presença do Governador do Estado, Ronaldo Caiado; e do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Sandro Batista Rodrigues, entre muitos outros presentes. 

Assessoria de imprensa 

Wandy Ribeiro

Wandyribeiro@ecco.inf.br