Já
foram realizados mais de 50 procedimentos no centro que é referência para
atendimento de alto risco
O Hospital
Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) vem otimizando seu espaço e crescendo
cada vez mais. Nesta semana, o Centro Obstétrico da unidade completa um mês com
mais de 50 procedimentos realizados até o momento.
Entre os
atendimentos realizados estão 7 curetagens, 10 partos normais, 39 cesarianas e
4 salpingectomias, procedimento que consiste na retirada das tubas uterinas. O
centro obstétrico do HCN foi inaugurado em maio, juntamente com a maternidade e
a UTI neonatal do hospital - que já estavam em funcionamento, atendendo a
população de Uruaçu e outros municípios da região.
A enfermeira e
coordenadora do Centro Obstétrico do HCN, Larissa Nolasco, ressalta que o
atendimento da ala é especializado em casos de alto risco, sendo centro de
referência para este tipo de tratamento no norte do estado. “O Centro Obstétrico do HCN possui uma equipe
especializada para atendimento de gestantes e recém-nascidos de alto risco que
conta com enfermeiras obstetras e ginecologistas de especialidades médicas. Há
também a equipe da neonatologia, que já realiza o atendimento na sala de parto
e, em caso de necessidade, tanto a gestante quanto o bebe são transferidos para
a UTI, com suporte específico para cada um”, afirma.
Estrutura do Espaço
O centro
obstétrico do HCN possui 6 salas de PPPs - pré-parto, parto e pós-parto - sendo
que duas delas são para as gestantes de alto risco; 1 leito para procedimento
de pacientes em fase de abortamento e 3 salas operatórias, com materiais e
equipamentos de última geração.
Todos os
pacientes encaminhados se encaixam no perfil de alto risco, e são regulados via
Central de Regulação do Estado, juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde
de Goiás (SES-GO). “São atendidas gestantes com alguma complexidade
gestacional, necessitando de um atendimento mais específico”, reforça Nolasco.
O ponto central da inauguração do Centro
Obstétrico do HCN é que gestantes da região norte do estado não precisam mais
se locomover até a capital ou demais regiões para receber um serviço de
qualidade, com materiais e equipamentos de primeira.
Além disso, as
expectativas são de expandir ainda mais o número de serviços para garantir um
atendimento de qualidade para a população da região. “Nossa expectativa é que a
cada dia, o percentual desse atendimento aumente. Nós contamos com uma equipe
especializada e qualificada para realizar os procedimentos necessários”,
finaliza Larissa Nolasco.
Assessoria de Comunicação
Ana Luiza Tanno
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