A iniciativa visa explorar novas formas de se conectar com as pessoas em um mundo cada vez mais digital e hiperconectado


O Metaverso, ambiente que já movimenta as finanças de organizações em todo o mundo, figura como tendência consolidada futura. A consultoria Gartner estima que, em menos de cinco anos, mais de um quarto das empresas estarão no Metaverso. E que25% da população mundial passe pelo menos uma hora por dia no ecossistema digital.

 

Em reportagem veiculada pelo site Fortune, de janeiro de 2022, o pastor de igreja virtual chamada VR Chuch, D.J. Soto, comenta sobre as oportunidades para levar o evangelho a diferentes públicos. São pessoas que, por diferentes razões, não costumam ir a um templo físico. A congregação virtual já tem 200 pessoas e começou atendendo a pessoas ateias e agnósticas. Soto já realizou até alguns batismos de forma remota.

 

O religioso e autor do livro VR & The Metaverse Church, Jeff Reed ressalta que "a igreja tem a oportunidade de explorar novos mundos estranhos, de buscar nova vida e novas civilizações, para ir aonde nenhum homem foi antes". No livro, ele apresenta o dado de que igrejas que exploram a realidade virtual relatam envolvimento com 80 a 85% de pessoas classificadas como ateias ou agnósticas.

 

Oração e aconselhamento espiritual

 

Pensando nesta faceta mais espiritual do Metaverso, a Igreja Adventista do Sétimo Dia lançou a proposta de atender gratuitamente as pessoas durante 10 dias em um programa diferente. Será dos dias 23 de fevereiro até 4 de março, sempre às 21 horas (horário de Brasília). A iniciativa, chamada 10 Dias de Oração, vai ocorrer na Spatial e é totalmente gratuita.

 

Basicamente, quem for até o local vai encontrar mensagens bíblica de encorajamento, momentos de oração, música e a oportunidade de ser aconselhado ou de tirar dúvidas sobre questões de fé. O ambiente está sendo todo preparado e as orientações para se conectar estão no link adv.st/metaverso.

 

O condutor do programa espiritual será o pastor Jorge Rampogna, diretor da área de Comunicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a América do Sul. Ele afirma que "a igreja precisa aproveitar todas as oportunidades para levar sua mensagem até onde as pessoas estão. Muitos estão submergindo na internet em novos mundos virtuais. É um desafio para os métodos convencionais, mas precisamos nos conectar", comenta.

 

O organizador do evento, o diretor da área de estratégias digitais da Igreja Adventista, Carlos Magalhães, complementa dizendo que "a ideia é proporcionar um ambiente de trocas sobre experiências espirituais, e de aprendizado sobre o conteúdo da Bíblia Sagrada aplicado a uma realidade de pessoas em um mundo hiperconectado".