Iniciativa do IMED rompe barreiras culturais em busca de uma saúde centrada na expectativa do usuário do SUS na cidade de São Paulo

HMB - Hospital Muncipal da Brasilândia | Experiência do Paciente | IMED - Instittuto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento
Apresentação para gestores e líderes de equipe no .Hospital Municipal da Brasilãndia (SP). (Divulgação/IMED)


Hospital Municipal daBrasilândia (HMB) Adib Jatene, na Zona Norte de São Paulo, está dando um passo a mais na melhoria da qualidade do atendimento com o lançamento do projeto "Experiência do Paciente". A iniciativa do Instituto de Medicina, Ensino e Desenvolvimento (IMED) traz para o HMB uma abordagem conhecida como clientecentrismo, até então mais comum em hospitais particulares. A proposta é adaptar o processo ao contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), elevando os padrões de atendimento e proporcionando uma experiência centrada no paciente.


“Estamos conscientes de que esta é uma mudança monumental. Esse compromisso com uma visão centrada no paciente transformará a assistência a saúde no HMB"
, avalia a diretora médica do IMED, Érika Ortolan. Ela coordena o projeto que começou com uma apresentação para gestores e líderes de equipe no Hospital da Brasilândia.

HMB - Hospital Muncipal da Brasilândia | Experiência do Paciente | IMED - Instittuto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento

Érika Ortolan, Diretora médica do IMED (Divulgação/IMED)


O paciente e seus acompanhantes são ouvidos em vários momentos e essa opinião é levada em conta no planejamento diário das ações e na avaliação dos profissionais. Isso porque existe uma correlação positiva entre a experiência do paciente e sua melhora clínica, resultando também em indicadores mensuráveis de qualidade na prestação de serviços de saúde.

Prática

Pesquisa Semiestruturada: A equipe pergunta a opinião de pacientes e familiares sobre as informações recebidas sobre o problema ou tratamento que faz no HMB, refeições, instalações, o atendimento recebido e possíveis sugestões de melhorias.

Relatórios Diários: As ações realizadas ao longo do dia geram relatórios para identificar problemas, sejam pontuais ou sistemáticos, permitindo correções imediatas.

Avaliação Constante: os dados trazidos buscam entender as expectativas dos pacientes e avaliar os resultados. As ações diárias geram mudanças nos processos, especialmente quando as queixas se repetem.

Impacto

Segundo a médica, o processo promove uma mudança cultural significativa no ambiente hospitalar, humanizando esse espaço, enfatizando que os pacientes não são apenas casos clínicos, mas indivíduos com necessidades físicas, emocionais e sociais. E neste modelo todos tendem a ganhar. “A experiencia do paciente alia a qualidade na assistência, com a segurança do paciente, com a melhor experiencia na jornada da internação”, resume Erika

A mudança cultural é uma jornada diária que envolve todos os colaboradores. A primeira aula do projeto foi para os líderes que têm a missão de difundir o conceito e motivar as equipes a colher os depoimentos.  

HMB

O Hospital Municipal da Brasilândia Adib Jatene é um dos mais modernos da capital paulista.

Inaugurado em 2020, está sob a gestão do IMED (Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento) há 20 dias.  A ampliação do atendimento, e a inclusão de novas especialidades médicas são os principais compromissos da nova administração. Os números são promissores: dos atuais 204 leitos, a capacidade do Hospital está prevista para quase dobrar, atingindo a marca de 359 leitos em 180 dias. Nesta semana começa a funcionar um novo serviço, o de endoscopia.

IMED

Criado em 2013, o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que presta serviços na área de saúde. Atualmente, é responsável pela gestão do Hospital Estadual de Urgência de Trindade (HETRIN), do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) e do Hospital Estadual de Formosa (HEF), todos em Goiás, além do Hospital Municipal da Brasilândia Adib Jatene (HMBAJ), em São Paulo.