Na obra "Do limão, uma limonada: as respostas dos líderes à pandemia", líderes de diversos segmentos relatam as dificuldades, os acertos e os ensinamentos obtidos no período


O livro "Do limão, uma limonada: as respostas dos líderes à pandemia", lançado por Júlio Cesar Goulart Lanes, reúne um compilado de depoimentos de grandes empresários brasileiros sobre o período da Covid-19 no Brasil. Em 291 páginas, 160 expoentes do mundo dos negócios respondem a três perguntas: as dificuldades enfrentadas, os principais acertos e as lições tiradas desse que foi um dos períodos mais obscuros da história recente.

O livro traz, por exemplo, a reflexão de José Galló, presidente do Conselho de Administração da Renner, que pontuou sobre o enorme desafio que foi para uma empresa do varejo ter suas lojas fechadas e a impossibilidade de escoação dos estoques nos centros de distribuição. Porém, destacou positivamente a implementação de uma política de proteção aos fornecedores, com adiantamento de recursos.

Eduardo Bier, presidente da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, também contribuiu com a obra e falou sobre os desafios de estar à frente de um grande hospital no enfrentamento de uma pandemia, e como contornaram questões como o afastamento de médicos por contaminação e burnout, além da difícil busca por profissionais qualificados para o atendimento especializado. "Antes da pandemia tínhamos 60 leitos de UTI. No pico da Covid, chegamos a 170 leitos, demandando cerca de 600 pessoas", revela.

Já Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, falou sobre como foram obrigados a rapidamente se adaptar a uma nova forma de trabalho exigida pela necessidade de distanciamento físico, ressaltando a importância da comunicação clara e da tecnologia para auxiliar nesse processo.

De acordo com Júlio Cesar Goulart Lanes, sócio-fundador do Andrade Maia Advogados e organizador do livro, "a pandemia foi um dos momentos mais adversos da nossa história e deixou algumas lições. "Tudo que aconteceu, evidentemente, só vamos compreender de fato daqui a muito tempo. Esse livro serve para mostrar que todo cenário de crise é também oportunidade de aprimoramento, transformação e criatividade. Buscamos fazer um registro histórico, trazendo a visão de diferentes segmentos e de que forma os líderes adaptaram e conduziram seus negócios em meio a um cenário tão adverso e sem precedentes", comenta.

O livro será distribuído gratuitamente nas principais bibliotecas de universidades públicas e privadas do Brasil. A versão digital ficará disponível através da landing page e nas redes sociais do Andrade Maia Advogados. "O livro é um presente que queremos dar à sociedade, pois acreditamos que as lições que aprendemos serão valiosas para o enfrentamento de toda e qualquer crise que possa vir no futuro", afirma Júlio.

Sobre o Andrade Maia

O Andrade Maia Advogados é um escritório de advocacia empresarial com foco nas áreas tributária, cível, societária e trabalhista. Com atuação em todo território nacional, conta com mais de 400 integrantes, 55 sócios, distribuídos em quatro sedes: São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Salvador.