Menu especial,
decoração e sorteios fazem parte dos preparativos dos estabelecimentos que
esperam faturar até 30% a mais do que no ano passado
Com a aproximação do Dia
do Namorados, o setor de alimentação fora do lar se movimenta para atender
a clientela que a data traz. Juntamente com o Dia das Mães, historicamente a
data é uma das que mais atraem clientes para os bares e restaurantes.
E neste ano, a expectativa dos
empresários é ainda maior. De acordo com pesquisa realizada pela Associação
Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com 2748 respondentes, três em
cada quatro empreendedores esperam faturar mais do que na mesma data em 2023. Mais
de dois terços (66%) esperam faturar até 30% a mais neste ano.
Em função de ser uma data
importante no calendário do setor, os estabelecimentos normalmente preparam
ações para aproveitar a oportunidade. Em Manaus, o Vumbora Culinária Amazônica
lançou um combo especial para o Dia dos Namorados, além disso criou áreas para
fotos em redes sociais e acolhedoras para os clientes.
De acordo com Iolane Machado,
proprietária do restaurante, a expectativa é que o estabelecimento fature 50% a
mais se comparado a uma quarta-feira comum. A margem é a mesma esperada pelo
Café Dona Pitanga, também da capital amazonense.
“Iremos fazer mesa posta e
decorada para os casais e colocar playlists mais românticas. Também estamos
sorteando duas cestas de café para as compras a partir de R$40,00 entre os dias
01 e 12/06. As cestas de café são um presente muito procurado durante esta
data”, revela Tânia Tizatto, dona do restaurante.
A data vem como uma oportunidade
de desafogo para os estabelecimentos do setor de alimentação. Na mesma pesquisa
realizada pela Abrasel, foi revelado que 39% dos entrevistados disseram não ter
conseguido aumentar os preços nos últimos 12 meses. Além disso, 51% ajustaram
abaixo ou conforme a inflação.
O levantamento também apontou
outros dados alarmantes para os bares e restaurantes. Apenas 36% trabalharam
com lucro no mês de abril, enquanto 26% tiveram prejuízos. 41% dos
entrevistados ainda relataram ter dívidas de diferentes naturezas em atraso,
sejam elas impostos, aluguel, empréstimos, serviços públicos, entre outros.
Diante desse cenário desafiador,
o Dia dos Namorados representa não apenas uma oportunidade
de aumentar o faturamento, mas também de fortalecer a relação com os
clientes, a partir de experiências memoráveis. Assim, bares e restaurantes de
todo o país se preparam para transformar a data em um sucesso, para fidelizar
clientes e impulsionar seus negócios a partir da oportunidade que a data
proporciona.
0 Comentários