O presidente da UNAUNI, Clovis Andrade, conduziu uma série de reuniões nesta terça (20) com dirigentes da Consultoria-Geral da União (CGU) e da Procuradoria Geral da União (PGU), focando em fortalecer a campanha por uma recomposição justa dos subsídios dos Advogados Públicos da União. Como parte da mobilização nacional “Um Dia Sem AGU”, a UNAUNI convoca a categoria para um ato em frente ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) nesta quinta-feira (22), às 9h30.

A mobilização prevê a paralisação das atividades da categoria em todo o país, reforçando a urgência das demandas. “Nós lutamos pelo reconhecimento da nossa categoria e por uma recomposição justa dos subsídios. Não podemos mais esperar! Queremos resultados!”, afirma Clovis Andrade, destacando a determinação da ANAUNI em garantir que os direitos conquistados sejam mantidos e que a carreira dos Advogados Públicos da União seja devidamente valorizada. 


Além da recomposição dos subsídios, a pauta de negociação inclui ainda: 

– Definição da remuneração em lei própria, conforme previsão do art. 26, parágrafo único, da LC 73/93;

– Autonomia orçamentária, administrativa e técnica;

– Regulamentação e estruturação da carreira administrativa da AGU;

– Adicional por acúmulo de acervo, a exemplo do existente para outras carreiras jurídicas;

– Esgotamento das listas de aprovados nos concursos de Advogado da União, Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional


“Nossa luta é pela valorização da categoria”, completa Andrade. 


Serviço

Mobilização Nacional - Um Dia Sem AGU

Data: 22 de agosto de 2024

Horário: 9h30 da manhã

Local: Ministério da Gestão e Inovação (MGI), Brasília, DF

Pautas: Recomposição inflacionária do subsídio dos advogados públicos da União; autonomia da AGU e esgotamento das listas de aprovados nos concursos, entre outras.