Especialista mostrou como empresas podem criar inovações que contribuam com o desenvolvimento da sociedade

 

Abrindo a Semana da Inovação, promovida pela Unimed Federação Centro Brasileira, foi realizado na terça-feira, 29, o Workshop de Inovação Social. Focado na inovação, uma característica que está no DNA da cooperativa, o evento reuniu colaboradores das Singulares, da Federação e convidados e aconteceu no formato online.

 

Para falar sobre o assunto, foi convidada Angel Vasconcelos, especialista em Tecnologias Disruptivas e ESG, além de ex-diretora de Impacto Social do IFood. Ela explicou que as inovações sociais são soluções criativas e sustentáveis, muitas vezes simples, mas que geram valor à sociedade e contribuem para resoluções de problemas complexos. Por exemplo, levar assistência médica a uma população carente.

 

De acordo com Angel, para que as inovações sociais possam ser implementadas de forma assertiva, é importante seguir alguns caminhos:

 

•             Colaboração com diversos setores da sociedade;

•             Soluções duradouras e sustentáveis (sem agredir o meio ambiente);

•             Escalabilidade: potencial para crescer e atingir um número maior de pessoas;

•             Impacto mensurável: resultados que podem ser medidos e avaliados.

 

 

“Fazemos inovação social a vida inteira. Nas favelas, existem muitas inovações, mas nós tiramos o valor delas, chamando de ‘gambiarra’. Precisamos escalar esses impactos sociais”, afirmou ela, acrescentando sobre a importância de utilizar os resultados para reinvesti-los no fortalecimento das ações.

 

 

Atualmente, os desafios nesse meio envolvem o financiamento e a resistência à mudança. Para vencer os contratempos, Angel mencionou alguns aliados, como tecnologias, colaboração global, educação com foco em inovação nas escolas e políticas públicas com apoio governamental.

 

 

“Com isso, vamos transformar a nossa sociedade e ter um futuro em que enfrentamos os desafios complexos, mas de uma forma leve, por meio da inovação”, resumiu.

 

Para o analista de Inovação e Inteligência de Mercado da Federação, Arthur Rezende, que mediou a palestra, as ações de cunho social geram benefícios a todos. “A sociedade ganha, a empresa que desenvolve essas iniciativas, a longo prazo, ganha também, assim como o indivíduo que terá uma oportunidade de se desenvolver. São pilares ideais para seguirmos nessa iniciativa”, finalizou ele.

 

O diretor de Integração Cooperativista e Desenvolvimento Institucional da Federação, Éder Cássio Rocha Ribeiro, também participou do evento e destacou a importância da inovação no dia a dia das empresas e das cooperativas.

 

"Quando falamos em inovação, não é só a parte tecnológica. Também envolve coisas simples e básicas, como uma mudança de cultura e até a implantação de ESG. A preocupação da atual diretoria (da Federação) é tão grande que estamos criando um Comitê de Inovação, para analisarmos projetos e desenvolvimento", adiantou ele.

 

A Semana da Inovação da Unimed Federação Centro Brasileira prossegue no dia 31 com o Workshop Inovação na Saúde, que acontecerá das 9 às 10h20, também no formato online.