Vídeos recebidos pela Promotoria Eleitoral indicam suposta influência sob eleitores no momento da votação

Vereador Queijinho sendo conduzido por agentes de segurança em Uberlândia. Foto: Redes Sociais/Reprodução

*Matéria do G1.

O vereador e candidato à reeleição em Uberlândia Antônio Augusto, popularmente conhecido como Queijinho (PSDB), foi conduzido pela Polícia Militar (PM) na tarde deste domingo (6) sob suspeita de realizar boca de urna em um local de votação em Uberlândia.

Segundo as informações do Ministério Público Eleitoral (MPE), a abordagem ocorreu após denúncias de que o candidato estaria em contato com eleitores nas filas de votação, além de abordar pessoas que chegavam nesse local de votação, o que configura uma prática ilegal de boca de urna durante o processo eleitoral.

Queijinho conversando com eleitores

Ainda conforme as primeiras informações, apesar de ter sido orientado várias vezes pelas autoridades presentes, Queijinho teria insistido na prática.

De acordo com relatos, dois presidentes de mesa da 279ª Zona Eleitoral solicitaram a intervenção de uma equipe, apresentando vídeos que comprovariam as ações do candidato.

As imagens mostram o vereador Queijinho em atividades que sugerem tentativa de influenciar eleitores no momento da votação.

Paranaíba Mais confirmou que o vereador foi ouvido pelo delegado da Polícia Federal (PF), Renato Lima. O caso foi encaminhado para a Justiça Eleitoral onde será julgado.

Segundo informações da PF, o vereador se comprometeu a comparecer à Justiça.

O que diz o vereador

O vereador Queijinho conversou com a TV Paranaíba em frente à delegacia da PF e justificou que estava no local apenas conversando com amigos e que votou lá por muitos anos. “Eu cheguei no Colégio Objetivo às 8h, onde eu costumava votar, mas me lembrei que minha seção eleitoral foi transferida para a Unitri. Cheguei lá, encontrei fiscais de partido que são meus amigos, e ficamos conversando tranquilamente. Minha filha é carateca da seleção brasileira e estuda lá, então muitos pais já me conhecem e falaram que votariam em mim, mas eu não portava nenhum material de campanha”, afirmou Queijinho.

Por fim, o vereador garantiu que vai comprovar que não cometeu boca de urna.

Presos nas Eleições 2024

Conforme o relatório da Polícia Federal (PF), atualizado até as 17h, registrou 244 ocorrências relacionadas às eleições, com destaque para os estados do Rio de Janeiro (45 casos), Ceará (19) e Maranhão (17).

Foram abertos ainda 58 inquéritos policiais, lavrados 113 Termos Circunstanciados (TCs), e 74 situações flagrantes foram registradas. Ao todo, 161 pessoas foram conduzidas e apreensões somaram R$ 960.096, sendo R$ 300.935 em espécie.

Os principais crimes investigados são relacionados à propaganda eleitoral irregular e à corrupção, como a compra de votos.

Eleições 2024 no Grupo Paranaíba

O Grupo Paranaíba realiza a cobertura multiplataforma completa do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, com mais de 15 horas de programação ao vivo. Essa cobertura inclui TV, rádio, portal de notícias e redes sociais, oferecendo boletins, análises, reportagens e convidados ao vivo para manter a população informada em tempo real.

*Com informações do G1.

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/eleicoes/2024/noticia/2024/10/06/vereador-queijinho-e-conduzido-a-policia-federal-por-suspeita-de-boca-de-urna-em-uberlandia.ghtml