Treinamento promove interação prática e prepara gestores para lidar com a imprensa em situações desafiadoras
Na
manhã desta segunda-feira (18), o auditório do Hospital Regional de Santa Maria
(HRSM) foi palco de um evento inédito promovido pela equipe de Comunicação
Social (Ascom) do IgesDF: o 1° Workshop de Media Training. A iniciativa visou
capacitar os porta-vozes da instituição para atuarem com segurança e estratégia
em entrevistas e situações de crise, em um encontro repleto de simulações,
palestras e dinâmicas interativas.
Logo
no início, uma simulação de "quebra-queixo" — entrevistas rápidas,
geralmente realizadas em corredores ou ambientes públicos — surpreendeu a
superintendente do HRSM, Eliane Abreu, que precisou responder perguntas
inesperadas feitas por jornalistas sobre casos reais e fictícios. "Foi
desafiador e, ao mesmo tempo, uma experiência enriquecedora. Essas situações
exigem preparação e agilidade, e é exatamente isso que queremos
aprimorar", comentou Eliane.
A
programação contou com palestras de destaque. A assessora de comunicação do
IgesDF, Roberta Diniz, apresentou a Política de Comunicação e os pilares da nova
Ascom, destacando diretrizes para porta-vozes e estratégias de gestão de crise.
"A comunicação institucional é essencial para construir credibilidade e
confiança, e estamos aqui para apoiar cada porta-voz a desempenhar seu papel",
afirmou Roberta.
Outros
nomes como o do planejador estratégico e jornalista, Luiz Ribeiro, abordou
posturas em cenários críticos e a análise de casos práticos. Em uma
mesa-redonda com o superintendente do Hospital de Base do Distrito Federal
(HBDF), Guilherme Porfírio, e a gerente geral de assistência, Fernanda Hak, os
participantes vivenciaram uma coletiva de imprensa simulada, com direito a
perguntas incisivas e feedbacks construtivos.
Após
um coffee break oferecido pela chefe de relações públicas da Ascom, Janaína
Picciani, mais dinâmicas de "quebra-queixo" colocaram novos gestores
à prova, incluindo Elaine Silvestre, gerente geral de Pessoas do IgesDF, e
Francivaldo Soares, superintendente das UPAs do DF.
O evento seguiu com palestras da chefe do Núcleo de Comunicação, Luciane Paz, e do publicitário e planejador estratégico, Bruno Tavares, que discutiram a importância de manter a clareza e transparência nas informações e o gerenciamento de crises. Para encerrar, uma simulação de entrevista de rádio ao vivo foi conduzida com a participação da gerente de projetos, Tatiana Tostes e do gerente do Hospital Cidade do Sol (HSol), Flávio Amorim, reforçando a importância de se adaptar a diferentes formatos de comunicação.
"Saímos
daqui mais preparados e conscientes da nossa responsabilidade como porta-vozes.
Esse treinamento nos ajudou a entender melhor a dinâmica com a imprensa e como
nossas ações refletem na imagem institucional", destacou Flávio Amorim.
Com
feedbacks positivos dos participantes, o workshop consolidou-se como um marco
na preparação dos gestores do IgesDF, reforçando o compromisso da instituição
com a comunicação assertiva e eficaz.
0 Comentários