Capacitação destaca importância da liderança ativa e habilidades comportamentais para enfrentar os desafios do setor de saúde
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) promoveu nesta quarta-feira (06), um treinamento intensivo para quase 100% dos gestores e líderes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O curso, liderado pelo superintendente de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos, Clayton Sousa, abordou temas como a gestão da mudança, as competências comportamentais necessárias para os gestores e estratégias práticas para enfrentar os desafios dinâmicos do ambiente de saúde.
O superintendente enfatizou a importância do protagonismo dos gestores na condução das transformações: “Nosso objetivo foi contextualizar a complexidade do ambiente de saúde, que é dinâmico e passa por constantes mudanças. Essas mudanças ocorrem tanto por necessidade quanto por desejo de melhorar. Para isso, os gestores precisam desenvolver habilidades comportamentais para sustentar o processo de mudança de forma eficaz”.
Durante o treinamento, os participantes foram incentivados a refletir sobre o cenário desafiador das UPAs e as reações naturais às mudanças, abordando temas como a curva de mudança de Elizabeth Kubler-Ross, uma metodologia de gestão de mudança que ajuda a identificar os estágios emocionais das pessoas em momentos de transição e que descreve as fases emocionais pelas quais as pessoas passam em processos de transformação. O conteúdo incluiu estratégias práticas para comunicação clara, definição de propósitos e gestão das reações da equipe frente às mudanças.
Sousa destacou que o papel da liderança é fundamental para o sucesso dessas transformações: “A liderança é responsável por mitigar falhas e minimizar resistências. Quando os líderes conduzem a mudança de forma estruturada, os liderados avançam mais rapidamente pelas fases da curva de mudança, alcançando mais rapidamente o engajamento e o alinhamento com os objetivos propostos”.
Os gestores participaram de atividades práticas, como uma autoavaliação em que identificaram sua fase atual na curva de mudança, e discussões em grupo sobre as necessidades de transformação nas UPAs. “Saíram do treinamento com uma revisão conceitual sobre o tema e com várias dicas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia. Nosso setor exige adaptação constante, e essas ferramentas ajudam os gestores a enfrentar os desafios de forma mais estruturada”, acrescentou Clayton Sousa.
Esse treinamento é um marco no processo de melhoria contínua do IgesDF, proporcionando aos líderes das UPAs ferramentas e estratégias para que desempenhem com eficácia o papel de agentes de mudança na saúde pública do DF.
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